Segunda, 06 de Dezembro de 2021 05:56
99 99999-9999
Geral Minas Gerais

Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoia evento internacional sobre cafés especiais do Brasil

?Encontro presencial é uma prévia de ação sobre regiões produtoras do estado, em novembro, em parceria com a Câmara Portuguesa de Minas Gerais

26/10/2021 12h25
16
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

De Minas Gerais para Portugal. Os cafés especiais do estado romperam fronteiras e serão destaque no país lusitano por meio da “Promoção dos cafés especiais do Brasil”. O evento presencial, realizado na próxima quinta-feira (28/10), pela Embaixada do Brasil em Lisboa, tem o apoio da Diretoria de Promoção de Exportações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), que definiu estratégias que permitem a inserção dos cafés especiais de Minas no mercado português.

Voltado para importadores de cafés especiais, o encontro contará com um espaço para degustação e cupping de cafés especiais de algumas empresas mineiras, e irá apresentar a relevância de Minas Gerais, que segundo subsecretária de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede, Kathleen Garcia é, atualmente, o maior estado produtor de café do Brasil, contabilizando 53% da produção nacional da safra de 2020.

Minas Gerais lidera produção nacional

“Entre os estados brasileiros, Minas foi responsável por 76% das exportações brasileiras para o mundo, somando um total 3,8 bilhões de dólares. Além disso, as exportações de café de Minas, em 2020, ficaram na faixa de 12,6% das exportações mundiais”, afirma subsecretária, acrescentando que a venda de cafés mineiros para o Portugal representara 89% das vendas brasileiras de café.

No evento em Lisboa, serão contemplados, em um primeiro momento, pelo menos seis setores potenciais de estreitamento com Portugal. O apoio da Diretoria de Promoção de Exportações da Sede (Dipex) será por meio de apresentação de vídeo institucional da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), mostrando todas as regiões produtivas de café em Minas Gerais.

Parceria com Câmara Portuguesa

O encontro presencial do dia 28/10 será uma prévia do evento “Cafés Especiais do Brasil – regiões produtoras de Minas Gerais”, que será realizado on-line, no dia 18/11 deste ano, em parceria com a Câmara Portuguesa de Minas Gerais. O apoio da Sede ao encontro em Lisboa significa o estreitamento do caminho de cooperação entre Minas Gerais e Portugal, já que a equipe diplomática brasileira no país lusitano é um parceiro de primeira ordem.  “Vamos usar esse evento como impulsionador para a estratégia comercial em elaboração pela Dipex e Câmara Portuguesa de fomento dos laços comercias de Minas Gerais com Portugal para diversos segmentos da economia do estado mineiro”, reitera a subsecretária.

“Essa é uma grande oportunidade para Minas Gerais no mercado português, que apresenta um potencial bastante significativo para diversos produtos, além de uma série de atrativos interessantes em termos comerciais, como a facilidade linguística aliada ao fato de ter uma comunidade brasileira muito grande que já conhece os produtos e entende a dinâmica do setor em Portugal. Além disso, Lisboa é porta de entrada de produtos brasileiros na Europa como um todo pelo fato de Portugal fazer parte da União Europeia”, afirma o diretor de Promoção de Exportações da Sede, Marcello Faria, acrescentando que os dois eventos serão uma oportunidade para Minas Gerais explorar melhor as oportunidades comerciais que o mercado português.

Para o presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Carlos Alberto Lopes, o evento que será realizado entre Governo de Minas, por meio da Sede, e Câmara do Comércio de Minas Gerais confirma a boa aceitação dos produtos mineiros junto aos portugueses. “Queremos levar ao mundo, no dia 18 de novembro, algumas oportunidades, em evento online para mostrar a importadores, distribuidores, redes supermercadistas os produtos cafés especiais. A abordagem será diferente. Queremos sair do comodities do café em grão verde para um o produto mais elaborado que vai ao encontro de uma nova tendência mundial de procura do consumidor”, ressalta o presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias