Segunda, 06 de Dezembro de 2021 04:56
99 99999-9999
Geral Minas Gerais

Matrículas para cursos técnicos gratuitos do Trilhas de Futuro vão de 13 a 17/9 

Selecionados no programa devem comparecer à instituição credenciada levando documentação necessária

13/09/2021 10h35
21
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

Para garantir a vaga, selecionados para um dos cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Trilhas de Futuro devem realizar a matrícula. O prazo vai desta segunda-feira até a sexta-feira (de 13 a 17/9), período em que os candidatos selecionados precisam comparecer à instituição credenciada para a qual foi encaminhado levando os documentos necessários (veja abaixo). Cada candidato poderá se matricular em apenas um curso técnico.

Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio estudante, quando maior de idade, deverão se apresentar na instituição com os seguintes documentos: identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia; CPF do estudante, quando possuir; comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade; declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio; declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio. 

Para o estudante menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

Clique aquie confira a relação completa de documentos.

O programa 

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minasque tem como objetivo oferecer aos jovens, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade e aproveitando a infraestrutura e a expertise já existente de instituições públicas e privadas. 

Além da disponibilidade gratuita da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Ao todo, o programa disponibilizou 75 mil vagas, em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos, como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros.

O resultado do Trilhas de Futuro foi divulgado na última sexta-feira (10/9) e pode ser acessado no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Seleção

O Trilhas de Futuro recebeu mais de 268 mil inscrições. A seleção dos inscritos foi realizada de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições e cursos indicados pelos candidatos, sempre respeitando a ordem de prioridade e os critérios de desempate previstos na Resolução SEE nº 4.591/2021. 

De acordo com o documento, tiveram prioridade estudantes da rede estadual de ensino, seguidos por alunos da rede federal ou municipal, depois por estudantes da rede particular e, por fim, egressos do ensino médio com origem em qualquer rede. Em caso de empate, os critérios para a seleção dos candidatos também estão descritos na Resolução: menor idade, não possuir ocupação profissional e sorteio.

Do total de candidatos selecionados, 70% são alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 30% já concluíram essa etapa de ensino. Dentre os contemplados com as vagas, 88% têm origem na rede estadual, 9% na rede federal e/ou municipal e 3% na rede particular. Em relação à idade, 64% dos selecionados possuem até 18 anos, 25% têm entre 19 a 25 anos e 11% têm mais de 26 anos.

Vagas remanescentes

Para os candidatos que não conquistaram uma vaga na chamada regular do Trilhas de Futuro, será aberto, de 23 a 28/9, o período de vagas remanescentes. Qualquer candidato poderá se inscrever para as vagas ainda disponíveis. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

No período de vagas remanescentes, não será observado o regramento de priorização descrito anteriormente, mas adotado o critério cronológico das inscrições.

Nas vagas remanescentes, o estudante escolherá qual curso e em qual instituição deseja participar, a partir de listagem de vagas disponíveis.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias